quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Celebrando com celebração a Ceia do Senhor

Há mais vida cristã com qualidade quando celebramos a Ceia do Senhor.

1. O QUE ACONTECE QUANDO CELEBRAMOS A CEIA DO SENHOR
Podemos celebrar a Ceia do Senhor com diferentes e excludentes práticas:

Hipótese 1: nada acontece
Muitas vezes,a celebração da Ceia do Senhor não tem qualquer sentido para a vida. Participamos dela, mas nada acontece. Tudo não passou de um ritual (pobre ou solene) sem significado existencial.

Hipótese 2: transubstanciação
Quando um Católico Romano participa da Ceia ("Eucaristia"), ele diz acreditar que os elementos (pão e vinho) são miraculosamente transformados no que quimicamente não são: corpo e sangue de Jesus Cristo. É por esta razão que o participante não tem contato físico com os elementos, por terem sido transformados em corpo e sangue de Jesus Cristo.

Hipótese 3: consubstanciação
Quando um luterano participa da Ceia ele diz acreditar que os elementos (pão e vinho) passam a conter a presença real de Jesus Cristo, embora mantenham suas propriedades químicas.

Hipótese 4: celebração
Para os batistas e outros grupos evangélicos, a participação na Ceia do Senhor é uma recordação da morte/ressurreição e da volta de Jesus Cristo para tornar plena a sua presença.Esta doutrina (que recebe o nome de "Ceia memorial") foi desenvolvida por Zwinglio e incorporada desde cedo pelos batistas. Entendemos que ela é sustentada pelos textos bíblicos sobre a Ceia do Senhor. Os elementos (pão e vinho) continuam sendo o que são. Quando os tomamos, celebramos Jesus, recordando Sua morte- ressurreição e orando por Sua volta. Este é o sentido dos textos bíblicos sobre a Ceia.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO
www.prazerdapalavra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário